sábado, 19 de maio de 2012

Fundos Duplos e Bandas de Bollinger

O Fundo Duplo, um excelente formador de suporte, desenha-se quando os preços em movimento de baixa decrescem até certa região (suporte) e depois valorizam-se até um ponto não tão distante desse suporte (topo intermediário), então retomam a desvalorização até o primeiro fundo para que então comecem um movimento de alta (Figura abaixo).



Como confirmação dos Fundos Duplos, pode-se verificar a ocorrência de divergência entre os preços e o indicador IFR (linha de estudo em verde). Enquanto os fundos de preço estão num mesmo patamar, os fundos do IFR estão deslocados. Note que o fundo direito está acima do fundo esquerdo, denunciando uma possível alta dos preços.

Como as bandas de Bollinger podem auxiliar a visualização desse padrão?

Quando os dois fundos desenham-se num mesmo patamar de preço é fácil enxergar o padrão, porém, quando o segundo fundo se forma abaixo do primeiro a constatação da figura se torna mais difícil, é aí que entram as Bandas de Bollinger (linhas em vermelho na figura abaixo).



Note que o primeiro fundo forma-se fora da Banda inferior, enquanto o segundo forma-se dentro da Banda. Isso relativiza o segundo fundo, demonstra que mesmo o segundo fundo sendo inferior em valores absolutos, em valores relativos ele é um fundo maior por estar dentro da Banda de Bollinger.
Da mesma maneira pode-se confirmar o Fundo Duplo formado no mesmo patamar ou ainda quando o segundo fundo for, em valores absolutos, maior que o primeiro.
Basta que o primeiro fundo esteja fora ou sobre a Banda inferior e que o segundo esteja dentro da Banda de Bollinger.
Note ainda que no segundo exemplo também há divergência entre fundos de preço e fundos do indicador IFR, indicando possível alta.

Abraço e Bons Trades!
Guilherme Taborda Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário