sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Testando o seu Trade System

A grande frustração de quem começa a botar em prática tudo o que leu sobre análise técnica surge quando a análise não dá resultado algum!

Você, trader, paga um curso de análise técnica e o palestrante fornece um novo trade system, porém não menciona para qual ação ou qual segmento do mercado aquele trade system gera resultados satisfatórios. Então você perde muita grana para só então começar a pensar o quanto ineficaz é essa estratégia.

É provável que esse trade system funcione para a ação ou ao conjunto de ações que o palestrante opera, mas não para todas as ações e nem para todos os períodos de análise (1min, 5min, 9min, Diário, Mensal, etc). Por isso a importância de testar o que se aprende.

Abaixo segue um exemplo de como uma estratégia de operação para uma mesma ação se comporta de modo diferente em cada período de tempo. A estratégia utilizada é a de enviar ordem de venda toda a vez que um doji (padrão de candle) tocar a banda superior do estudo Bandas de Bollinger de 8 períodos.



Os valores em porcentagem nos mostram, da totalidade de dojis, quantos tocam a banda superior e geram venda, ou seja, retornam um trade de sucesso.

Note que para intervalos de tempos de 1min a estratégia funciona muito mal, não se deve utilizá-la. Já para intervalos de 25min, a estratégia funciona muito bem e pode gerar lucro.

Lembre-se de testar o que aprende, não existe estratégia universal que funcione para todas as ações. Cada ação é operada por investidores com perfis diferentes, cada ação e cada intervalo possui sua particularidade.



OBS: O artigo não tem como objetivo recomendar a estratégia exemplificada, é apenas um exemplo, tanto que omitiu-se a ação testada.

Abraço e Bons Trades!

Guilherme Taborda Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário